sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Maquiagem Vencida



Todos os cosméticos possuem em sua formulação conservantes que evitam a proliferação de bactérias e fungos. Depois do prazo de validade estipulado, esses conservantes param de agir e o produto fica livre para a ação dos microorganismos. O maior perigo está nos produtos para a área dos olhos, como máscara, lápis e sombras, pois podem causar coceiras, conjutivite e outras contaminações na mucosa ocular.  
Provavelmente todas devem ter aquela sombra dos tempos das cavernas, ou aquela base que nunca acaba… O problema é que a maioria dos cosméticos que compramos, vem com a validade impressa apenas no plástico protetor ou na caixinha, os quais sempre são descartados. Assim fica difícil lembrar ou deduzir se o produto ainda está adequado ao uso. Algo que venho fazendo para evitar o esquecimento e, assim proteger minha pele, é anotar em um papel todos os prazos de validade dos produtos que não tem a impressão na embalagem. Isso ajuda muito! Quando vejo que um produto está com o prazo curto, deixo-o em destaque na penteadeira, para que assim possa aproveitá-lo ao máximo e não jogá-lo quase inteiro no lixo. Outra dica: compre produtos em menores tamanhos, desse jeito fica bem mais fácil usá-lo até o fim.
Mantenha seus cosméticos em lugares frescos e arejados (nada de banheiro!). Desse jeito você aproveita melhor a durabilidade dos produtos e evita com que eles estraguem antes da hora


Confira abaixo a validade de alguns produtos


Sombra e blush: Os feitos de costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams. Jogue a maquiagem fora se ela mudar de cor e de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas, que indicam a presença de fungos.
Batom: Dura até dois anos, em média. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.
Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.
Perfume: Você tem mania de colecionar perfumes? Pois saiba que estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade. Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.
Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.”
Fonte: O Globo

E você, linda? Tem ainda produtos do tempo da vovó na sua coleção?! Depois de toda essa aula, espero que fique mais atenta às datas de validade e armazenamento de seus cosméticos, com a pele saudável é muito mais fácil ficar bela!

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário